AgitÁgueda

foto-24-08-16-16-36-48-2

O AgitÁgueda é um festival de arte gratuito de iniciativa do município de Águeda, em Portugal, que acontece em determinada época nos últimos anos. A programação certinha encontra-se no site, mas pra quem quiser fazer como eu e ir visitar só para ver a arte de rua montada na cidade, pode ir nos meses de Julho a Setembro.

Para quem estiver hospedado no Porto, e estiver passeando pelo Norte de Portugal, é só pegar um trem para a cidade de Aveiro, e na mesma estação, pegar o próximo trem para Águeda (não tem opção direta para lá).

Saindo do Porto, o percurso total dá 2h e 20min em média (lembre-se de checar os horários para não ficar muito tempo esperando para trocar de trem). Mas se já estiver em Aveiro ou se for passar o dia lá, melhor ainda. São apenas 50min de Aveiro para Águeda.

foto-24-08-16-15-36-28

Estação de comboio de Águeda

A arte fica basicamente concentrada no Largo 1º de Maio. Se você chega pela estação de comboio (trem) da cidade, o caminho é bem fácil: saindo dela, segue reto a vida toda até começar a ver guarda-chuvas pelo céu. Aí é só virar à esquerda que chega na rua principal. Coisa de menos de 10 minutos.

Pelo caminho

Pelo caminho

Chegando lá, você fica encantado!

foto-24-08-16-16-37-16

Vestido: Zara. Birken: Birkenstock. Óculos: Rayban.

Além do cenário lindo dos guarda chuvas coloridos, tem várias coisinhas espalhadas pela rua…

foto-19-10-16-01-06-22-1

Adorei esses passarinhos que estavam a venda lá. Vi uma parede com vários formando um bando voando e achei muito fofo pra quem gosta de uma decoração diferente!

Depois de ver todos os detalhes da rua, nas lojinhas ao longo dela dá pra comprar um sorvete (que eles chamam de “gelado”) e sentar pra apreciar. Nesse momento, nós (eu e Mozão) paramos pra tirar umas fotos diferentes.

foto-24-08-16-17-03-14

Essa polaroid foi com a câmera Insta Mini x 8 da Fujifilm.

foto-20-10-16-11-37-49

E fomos inventando! Criativas? Eu amei.

Depois, saindo dessa rua principal, à esquerda, você se depara com uma escada toda pintada que também é parada “obrigatória” pra uma foto.

foto-24-08-16-16-56-30

E aí, passando a escada, você chega nas ruas adjacentes, que tem mais montagens parecidas. Essa tinha guarda chuvas também, mas um pouco diferentes dos outros: transparentes e com respingos de tinta.

foto-24-08-16-16-52-11-1

foto-23-10-16-17-32-32

Dá pra visitar tudo em pouco mais de 1 hora. A cidade em si não tem nada – na verdade, mal tem lugar direitinho pra comer, e percebe-se que o festival é o único real motivo que chama os turistas pra lá. Então você consegue ver o que importa mesmo rapidinho.

Montaram também um corredor similar no aeroporto da cidade do Porto, com esses guarda-chuvas coloridos que são um charme. Por mim, podia espalhar por todo lugar! <3<3<3<3<3

Se tiver a oportunidade de estar pelo Norte de Portugal na época do festival, não deixe de visitar Águeda para conferir essa arte nas ruas. Como se trata de um evento, e não de algo permanente, pode ser que futuramente não esteja mais lá para se ver – e a gente não pode deixar passar, não é mesmo? 🙂

Beijo da Bel.

Isabel Costa

O (eu) implícito do "venho por meio deste".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *