O Silêncio Do Big Ben

Oi, viajantes!

O Big Ben em si é o sino instalado no alto de uma torre do Palácio de Westminster em Londres, na Inglaterra. Muita gente confunde e pensa que é a torre toda com o relógio, mas na verdade o nome dela é “Elizabeth Tower” desde 2012, quando foi rebatizada em homenagem à Rainha Elizabeth II pelos seus 60 anos de reinado (antes era somente “Clock Tower“/Torre do Relógio).

A torre em que o relógio se encontra possui 96 metros de altura, e este possui 4 faces, ou seja, de qualquer ângulo em que você se encontre, você visualiza um relógio na torre. Ele é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o da Prefeitura de Minneapolis, nos Estados Unidos.

Só o próprio sino já tem 2.39 metros de altura e pesa 13.760 quilogramas, segundo dados do fabricante Whitechapel. Suas badaladas ocorrem de 1 em 1 hora, enquanto que os 4 sinos menores que o acompanham soam de 15 em 15 minutos. Quando instalado na torre, tocou pela primeira vez em 31 de maio de 1859. Uau, bastante tempo, né? Ele já está em funcionamento há 158 anos! Devido a isso, ele precisa de reformas de tempos em tempos, como é de se imaginar, certo?

Por esse motivo, neste ano de 2017, no mês de Junho, a torre já começou a ser coberta por tapumes para que se iniciasse uma restauração. Os responsáveis pelas obras tentaram que pelo menos uma face do relógio continuasse descoberta, para que os visitantes não se sentissem muito prejudicados, e estão cumprindo isso até hoje (mês de Agosto).

Na verdade, já houve reformas anteriores em 1983-1985 e em 2007, mas a inclinação da torre, tendo se acentuado a partir de 2003 por razões desconhecidas, passou a comprometer a estrutura a uma razão de 0.9 milímetros por ano. Até o final de 2011, a torre já havia se inclinado 0.26 graus para Noroeste, resultando em um desvio de cerca de meio metro entre a base e o seu ponto mais alto.

De acordo com essas medidas, a situação não era tão alarmante, pois a Torre de Pisa, por exemplo, chegou a alcançar uma inclinação de 5.5 graus em 1990, antes de sofrer uma restauração. Entretanto, em 2012 o parlamento inglês criou uma comissão para estudar uma possível ação na estrutura não só da torre, como de todo o Palácio de Westminster, que estava com algumas rachaduras.

Logo, na próxima segunda-feira (amanhã), dia 21/08/2017, ao meio-dia, o sino Big Ben soará pela última vez pelos 4 anos seguintes. Ele e o relógio também farão parte da obra, este último parando de marcar as horas e só retornando em 2021. Não foi prometida uma data certa, mas o ano previsto será esse. Além disso, parte do projeto também trata da instalação de um elevador, finalmente dando uma alternativa aos 334 degraus que levam ao topo da torre.

Como símbolo de Londres e até do Reino Unido como um todo, todo cuidado é pouco. Então, Steve Jaggs, responsável pelo funcionamento da torre, convidou a população para o encerramento temporário das suas atividades em razão da manutenção, com encontro na Praça do Parlamento para as últimas badaladas do Big Ben antes desse período de silêncio.

Quem mais queria estar em Londres para presenciar esse momento? Tô sofrendo. 🙁 </3

Quer conhecer Londres? Então corre pra falar com o pessoal da agência de viagens MULTI TURISMO, eles tem os melhores preços!

Isabel Costa

O (eu) implícito do "venho por meio deste".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *