Notre Dame, Paris



Hoje, 15/04/2019, por volta das 14h (horário de Brasília), um incêndio tomou conta da Catedral de Notre Dame, em Paris. O horário de visitação tinha acabado apenas 5 minutos antes de tudo começar, e em pouco tempo o teto e a torre da igreja foram derrubados.

As autoridades francesas já abriram investigação, mas ao que tudo indica, o fogo foi acidental e provavelmente ocorreu devido às reformas que ocorrem na igreja.

Muitas pessoas registraram o fatídico momento. (Imagem retirada do Google)

A perda da catedral de Notre Dame é inestimável. Ela levou 200 anos para ser construída em uma pequena ilha à beira do Rio Sena chamada Île de la Cité, em estilo gótico, com vitrais maravilhosos, e também com pinturas, gravuras e outras obras em seu interior.

Historicamente, está ligada a fatos como por exemplo a coroação do Rei Henrique VI da Inglaterra em 1431, a coroação do Imperador Napoleão Bonaparte em 1804, tendo inspirado o romance de Victor Hugo “O Corcunda de Notre Dame” em 1831, teve Joana D’Arc beatificada em 1909, e recebeu os funerais de figuras da política francesa como Charles de Gaulle, Georges Pompidou e François Mitterrand.

Tendo hospedado tanta história, a catedral já contava com 855 anos de existência. Além disso, seus números passavam por: 35 metros de altura, 127 metros de comprimento, 48 metros de largura, e capacidade para receber 9 mil pessoas.

Notre Dame era um dos monumentos mais visitados do mundo e o mais visitado da Europa (em média 13 milhões de visitantes ao ano), ultrapassando até a queridinha Torre Eiffel. Falando como uma verdadeira romântica e apaixonada por Paris, o lugar realmente tinha uma atmosfera única e passava uma energia linda. Seu entorno é inclusive o meu preferido na cidade. Meu coração chora. 💔

Beijo da Bel.

Isabel Costa

O (eu) implícito do "venho por meio deste".

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *